Semana pedagógica irá discutir a formação continuada para professores e gestores da rede municipal

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Nos preparativos para volta às aulas na rede municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a Secretaria de Educação irá realizar a primeira semana pedagógica do ano. A ação contempla a formação de professores através do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), com palestras e atividades de planejamento do ano letivo de 2022.

As atividades serão desenvolvidas dos dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Os profissionais irão discutir as relações do processo de ensino-aprendizagem com troca de informações para formação, além de metodologias que melhor atende o contexto do ensino no município.

“Estamos preparando um retorno com muito estudo, interação e cuidados. Ao longo do ano os educadores terão mais oportunidade de aperfeiçoarem os conhecimentos. Este trabalho só é possível com o respaldo dado pelo prefeito Gustavo Melo através da equipe do Sistema Família e Escola”, menciona a secretária da Pasta, Eva Carmem.

No dia 31, acontece a atribuição de aulas e cargos nas unidades escolares no período matutino e vespertino. Já no dia 01 de fevereiro, os profissionais terão um encontro com a equipe pedagógica e Secretaria de Educação. O encontro acontece na Câmara Municipal no horário de atuação de cada professor, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

A ação segue nos dias 02 e 03 com formação dos professores. Divididos em quatro ambientes, profissionais da educação infantil e monitores das creches irão se capacitar na Câmara Municipal, enquanto que os professores dos anos iniciais, no auditório da Unemat. Os gestores escolares serão atendidos na Universidade Aberta do Brasil (UAB), e os educadores do Ensino Fundamental II, 6º e 7º ano, na Escola José Inácio Fraga.

A formação também atende monitores infantis do 4º e 5º ano que acompanham crianças com necessidades educacionais especiais. O encontro específico será realizado na Câmara Municipal onde será discutido o passo a passo para inclusão nos anos iniciais e infantil.

Conforme o cronograma, no dia 04 de fevereiro, professores e gestores estarão nas unidades de ensino para preparar o ambiente escolar.

O ano letivo tem início no dia 07 de fevereiro, quando os alunos retornam às aulas.